ARTISTAS


Beto Pio (SAXOFONE E VOCAIS): Paulista radicado no Maranhão. Empresário, diretor de fotografia, videoasta e publicitário. Produziu o Curta-Metragem “Juca Pé de Bode” ; o documentário “Invisível-Visível: a performance dos Miolos do Bumba-meu-Boi da Floresta de São Luís-MA” (2008); o documentário “Rainhas de Raiz” (2011), e o curta documentário “À Luz do Barro”, premiado em edital pela iniciativa Ação Griô na Escola e na TV (2010). Integrou as bandas Atenção e Glória (SP); T.A Calibre 1 (MA), gravando no disco Balaio (2005). Integra atualmente a banda Coletivo Gororoba: Performance, Música e Imagem (MA).


Cris Campos (vocalista, compositora e performer): Nascida e criada no bairro da Madre Deus, celeiro cultural de São Luís - MA, Cris é cantora, compositora, performer, diretora de cena, arte educadora, produtora e atriz. É graduada pela Universidade Federal do Maranhão em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas (2008).
Iniciou sua trajetória como intérprete em 2000, fazendo shows em bares. Posteriormente passou a construir trabalhos autorais, tendo como parceiros Beto Pio, Ramúzio Brasil, Rodrigo Sencial, Ana Teixeira, Hideki Yokoyama, com a banda Afrôs e Charles Razsl. Suas músicas são interpretadas pelo grupo Afrôs (www.grupoafrodites.blogspot.com) e pelo grupo Coletivo Gororoba: Performance, Música, Imagem e demonstram o encontro da tradição oral, folclórica e religiosa advinda das manifestações tradicionais nordestinas, com programações eletrônicas, ritmos e sonoridades contemporâneas.
Em 2007, fundou o Grupo Afrôs (www.grupoafrodites.blogsppot.com). De 2010 a 2012, Cris se tornou cantora oficial do bloco de carnaval Bandida, responsável por arrastar milhares de pessoas pelas ruas do Centro Histórico de São Luís. Também em 2010, fundou a banda Coletivo Gororoba: Performance, Música e Imagem, juntamente com os artistas Beto Pio (sax), Ramúsyo Brasil (contrabaixo), Camila Pinto Boullosa (percussão e voz), Talita Cavalcante (Bateria) e Rodrigo Sencial (violão).
Atua na área de Teatro Educação como professora, ministrante de oficinas e capacitadora. Em 2010 coordenou projetos culturais e sócio-educativos para alunos da educação infantil, ensino fundamental, universitários e grupos visitantes no Museu Histórico e Artístico do Maranhão - MHAM. Em 2011 foi professora do curso Oficina de Atores, e em 2012 na escola de atividades corporais e artísticas Attivitá.
No teatro atuou em montagens do grupo Cena Aberta, A Casa da Baronesa Produções Artísticas, Grupo Abluir de Teatro, Espaço Vagalume: Literatura, Histórias e Arte para Crianças e Xama Teatro e também em montagens solo acontecidas no Teatro Apolonia Pinto, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Atualmente Cris atua no espetáculo de rua "A Carroça é Nossa!" da Xama Teatro.



FRANKLIN NAZARENO (BATERIA): Consagrado baterista ludovicense, acompanhou vários artistas locais, como Chiquinho França, Beto Pereira e Ronald Carvalho. Tocou na banda de rock General Purposes que ingressou no cenário de Brasília – DF no início dos anos 2000. Acompanhou as bandas Mandorová e T. A. Calibre 1, gravando o cd “No Trecho” com a Mandorová e o CD “Balaio” com a T. A. Calibre 1. A banda T. A. Calibre 1 ganhou nos anos 2000 (música: A Polêmica) e 2001 (música: Soldados Da Repressão) os prêmios de melhor banda de rap da Rádio Universidade Fm de São Luís – Ma.


CAMILA PINTO BOULLOSA (PERCUSSÃO E VOCAIS): Maranhense, percussionista, violonista clássica e jornalista. É uma das integrantes do grupo Afrôs em São Luís desde 2007, é também cantora no grupo Arroz com Tudo Dentro (2011) e percussionista do Coletivo Gororoba (2010).


RODRIGO SENCIAL (VIOLÃO E COMPOSIÇÕES): Violonista e compositor; paulistano radicado no Maranhão, atuou na banda Mandorová entre 1997 e 2006, com a qual gravou os CDS “Encatarecantae” (1999); “Espião” (2001), “No Trecho” (2003) e “Conversas De Varanda” (2005). Compôs e gravou canções no CD Sinfonia De Baticum do cantor e compositor Madian, arranjado pelo maestro Vidal França (2011). A banda Mandorová ganhou o prêmio de melhor grupo pop (música: Menino Marrom) no PRÊMIO UNIVERSIDADE FM (São Luís – Ma) de 2004; Menção honrosa no Festival de Música de Tatuí de 2000 (música: Conversas De Varanda) e segundo lugar no Expomusic Fest De 2003 (música: À Queima-Roupa), no palco do Center Norte em São Paulo – SP.


RAMÚSYO BRASIL (BAIXO E VOCAIS): Paraibano radicado no Maranhão que iniciou sua carreira na banda de hardcore, Nordestemidos, com apresentação na SBPC de 1995 em São Luís – Ma. Fundador da banda de rap T. A. CALIBRE 1, com a qual gravou os CDS “Coletânea – Born To Be Rock Collection” (2000) e “Balaio” (2005). A banda T. A. Calibre 1 abriu shows das bandas “Racionais Mcs” (2000), “Raimundos” (2001) e “Planet Hemp”  (2002) em São Luís – Ma. Gravou e tocou na Mandorová nos CDS “Espião” (2001), “No Trecho” (2003) e “Conversas De Varanda” (2005). Gravou o CD e o DVD da cantora campinense Tatiana Rocha intitulado “Tatiana Rocha Ao Vivo” (2005), gravado no teatro Cultura Inglesa de Campinas (2005). Doutor em Ciências Sociais/política (PUC/SP); Mestre em Comunicação (UNIP). Autor e produtor de documentários sobre cultura popular, entre eles: “O Reggae No Caribe Brasileiro” (2011), “À Luz do Barro” (2010) e “Rainhas De Raiz” (2011). Autor de inúmeros artigos sobre música popular e cultura midiática. Coordenador do NUPPI – núcleo de pesquisa e produção de imagem (IFMA) e pesquisador do NEAMP – núcleo de estudos em arte, mídia e política (PUC/SP). Professor de comunicação / fotografia e multimídia (IFMA).


CAROLINA GUERRA LIBÉRIO (VIDEOASTA): Fotógrafa, Videoasta, Professora e Jornalista. Foi proponente e editora do curta documentário “À Luz do Barro” (2010), do documentário “Rainhas de Raiz” (2011), do curta documentário “Murrada de Piedra” (2006), além de ter participado em diversas exposições fotográficas independentes. É pesquisadora do NUPPI – Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (IFMA), professora de fotografia e vídeo (UNICEUMA), mestra em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e bacharel em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


JORGE LUIS CELSO PACO:  Nascido em Maputo Moçambique em 16 defevereiro de 1983. Filho de músicos iniciou os primeiros conhecimentos com o pai baterista. Em 2008, inicia o desenvolvimento de sua carreira como percussionista. Em 2009 inicia aulas com famoso mestre de ritmos africanos, chamado Eframe, nessa ocasião aprende os fundamentos da música a partir da compreensão dos padrões, suas subdivisões e a prática de técnicas de Djembe. Em 2010, se integra associação Grupo de Canto Milhorho em Moçabique. Em 2011 inicia estudos de músicas de percussão profissional no Clube da Música em Campinas/SP e Educação musical com estudo de pauta na Casa de Cultura da Roseira. Participação em festival de música Africanas em MelRose durante a Copa do Mundo de 2010; Foi Organizador de oficinas de percussão para crianças órfãs no período de 06 de novembro a 01 dedezembro de 2010, em parceira com a Associação Amigos da Escola; Em 2011 fez parte do grupo musical CANDEIA PEBA, tendo realizadovárias apresentações musicais em Campinas e foi facilitador de oficinasde percussão na Fazenda da Roseira, para alunos do PROJETO MAISEDUCAÇÃO. A partir de janeiro de 2012 até a recente data, integra abanda da DICY ROCHA, em São Luis, MA, Brasil, havendo também tocado com Madian no projeto Pré Carnaval em janeiro e fevereiro de2012 e participado em bandas locais como o COLETIVO GOROROBA e a banda de LUIS CLAUDIO.